Fica em casa!

Nesse momento delicado, o hiBike disponibilizou um espaço no aplicativo para divulgar pequenas empresas que estão comercializando seus produtos e serviços em canais online.

Como escolher a bike ideal para você

Como escolher a bike ideal para você

Se você está pensando em comprar uma bicicleta e não sabe muito bem por onde começar as suas pesquisas, nós reunimos alguns dos principais fatores a serem levados em consideração na hora de escolher a sua bike ideal.

Antes de mais nada é importante saber que o universo da bicicleta, do ciclismo e da mobilidade ativa é muito amplo e você pode escolher por onde começar de acordo com o tipo de uso que você vai dar para sua a bicicleta.

Para isso, é importante escolher a bicicleta certa para você. Parece difícil e complexo, mas não é. Vamos juntos?!

Se pergunte: qual o uso farei com a bicicleta? Em qual tipo de terreno vou pedalar? Qual a minha altura? Do que preciso? Precisarei colocar acessórios na bike? Tenho restrições médicas? Tenho recomendações médicas? Essas são algumas das principais questões.

Dicas gerais antes de comprar uma bike

Pedalar não é complicado, inclusive pedalar é a solução para muitos problemas e garantimos que é um caminho muito prazeroso e difícil de abandonar.

Pré Fit, o tamanho correto para o seu corpo

É importante que você anote algumas medidas do seu corpo afim de facilitar a escolha e que também não prejudique seu físico. Então, tenha em mãos as medidas da sua altura, o tamanho do seu tronco, o tamanho das suas pernas, o tamanho dos braços e também a largura do seu ombro. Essas são as principais medidas necessárias para ajudar a escolher a sua bike ideal.

Bike Fit, todas as medidas para preservar o seu físico

O Bike Fit é um serviço oferecido por profissionais, eles medem cada parte do seu corpo afim de encontrar o tamanho ideal de cada componente da sua bicicleta. Existem alguns tipos de bike fit, mas basicamente existe o bike fit simples e o bike fit dinâmico/total.

No bike fit dinâmico o cliente é observado enquanto pedala na sua bicicleta presa em um rolo indoor. Ali, o profissional observa a sua pedalada e descobre posições e adaptações que se encaixam perfeitamente para o seu corpo. Esse tipo de bike fit pode incluir ou não o “fit de pé” que é a medida e a adaptação de calçado/sapatilha de ciclismo para o cliente.

A Drop SP é uma parceria nossa que oferece serviços de bike fit, no app você consegue conhecer e solicitar serviços pagando menos com seus km!

Acessórios essenciais, para facilitar e para proteger

Para todo uso e qualquer modalidade dentro do ciclismo você vai precisar investir numa breve listinha de acessórios essenciais que visam sua segurança e sua comodidade. São eles: capacete, luzes traseira e dianteira, luva aberta ou fechada, garrafinhas de hidratação, cadeado ou trancas, lubrificantes de corrente, kit remendo de câmara, entre outros produtos e componentes que se tornam necessários no meio do caminho.

A EveryBike, a Velodrome, a Drop SP, a Way Bike e a EDB Bikes são empresas parceiras hiBike, no app você consegue adquirir produtos e solicitar serviços pagando menos com seus km!

Serviços de seguro, para você e para a sua bike

Bicicleta é investimento e ficar sem a bike pode ser um pesadelo. Pensando nisso, é interessante conhecer serviços de seguro de bicicleta afim de garantir uma maior segurança financeira caso algo aconteça.

Além da importância de adquirir bons cadeados e trancas, outro serviço interessante é o de estacionamento com seguro. Nele, você garante que sua bike estará no mesmo lugar quando voltar de um compromisso e também deixa a sua bike protegida do clima tempo.

Nós temos parceria com o serviço de seguro de bike da Velo Seguro, para cotar o valor do seu seguro basta fazer uma breve simulação com desconto hiBike. Também temos parceria com os paraciclos da Bike & Park, é só baixar o app e ativar o seu desconto.

Assessorias esportivas, para socializar e para treinar

Um serviço que cresceu bastante nos últimos tempos foi a de assessoria esportiva. Existem diversas assessorias para quem pedala e também diversos clubes de ciclismo que auxiliam na inserção do esporte e também da competição. Esse serviço também visa identificar seu grupo de ciclismo e formar uma união entre os amantes da bicicleta.

Escolhendo a bike ideal para pedalar

Se você pensa em pedalar como uma forma de lazer esporádico, como atividade física regular, começar um esporte, ir para o uso em competições e até mesmo no transporte diário, saiba que para cada caso existe uma bike perfeita que pode facilitar e preservar a sua saúde. Para te ajudar a escolher a bike ideal nós descrevemos cada modelo e cada função:

Bike urbana, conforto e praticidade para o dia-a-dia

Se você procura uma bicicleta para ser uma boa opção de transporte, onde você possa fazer pequenos trajetos nos dias da semana sem se preocupar com desgaste físico e suor excessivo, a bicicleta urbana é a melhor escolha.

A bicicleta urbana oferece um formato mais confortável, ajustável e adaptável ao seu gosto. É uma bicicleta fácil de montar e desmontar dela, parar em semáforos, subir e descer vias e também comporta bons espaços para prender bolsas, alforjes e até mesmo o próprio cadeado da bicicleta.

Híbrida

A bicicleta híbrida é uma boa opção para você que quer conforto, segurança e agilidade. Ela conta com uma roda maior e um pneu mais fino, assim garantindo um melhor giro e rapidez na resposta em curvas e comandos. Algumas delas, dependendo do fabricante, também recebem uma suspensão dianteira simples que promove um conforto maior para o tipo de terreno/asfalto que temos nas nossas cidades. Esse detalhe também pode garantir conforto físico sem tanto impacto aos punhos e braços, bem como o banco/selim mais largo.

Ela também costuma ser montada com um grupo de marchas bem favorável para os tipos de aclives e declives que encontramos em alguns dos nossos trajetos diários. Se você precisa de espaço para bagageiro, cestinhas, paralamas e acessórios, a bike híbrida tem espaço e comporta diversos acessórios garantindo modificações à sua cara.

MTB

A Mountain Bike vai além de uma bicicleta para trilhas e terrenos com oscilações de solo. Diante da realidade de nossos asfaltos e muitas vias esburacadas, é bem provável que você busque maior conforto e menos problemas de manutenção.

A MTB é uma bicicleta bastante resistente, ela costuma ser vendida com pneu largo e com cravos que garante maior conforto e confiança no percurso. A MTB também oferece um leque enorme de opções de grupos de marchas e tipos de freios (v-brake ou à disco/hidráulico). E sobre qual freio escolher, vale considerar o custo em manutenção (a cabo ou a óleo). Uma dica legal para usar a MTB na cidade é optar por uma suspensão com trava, assim você tem a autonomia de escolher subir sem suspensão evitando balanço e descer com suspensão garantindo conforto.

Single Speed

A bicicleta single speed é uma opção de bike simplificada com marcha única e roda livre, para você que busca algo mais leve em material e que seja esteticamente mais limpa. É uma boa opção também para quem mora em regiões mais planas pela ausência de marchas, mas que também nada impede de usá-la em regiões com vias elevadas (basta apenas ter força de vontade e muita disposição).

A single speed costuma instigar o prazer de montagem de quem lhe escolhe. O comprador tem a opção de escolher a relação de dentes da bike (coroa x catraca) de acordo com o seu uso e também deixa a livre escolha de usar um ou dois freios. Ela não tem suspensão, mas garante maior conforto de acordo com as escolhas de banco/selim, manoplas e espessura de pneus.

Fixa

A bike fixa pode ser considerada uma das versões da single speed, mas com pinhão/catraca fixa e não livre como no caso da single. Ela garante maior agilidade e controle da bike, pois com o pinhão fixo a bicicleta se torna uma extensão de seus comandos. Se você pedala para frente, a bike vai para frente, e se você pedala para trás a bike também vai para trás. Essa é uma bike que veio dos modelos das bicicletas de velódromo e costumam ser rápidas e leves.

Se você procura uma bicicleta com fácil manutenção, autonomia de montagem e com um custo mais baixo de modificações, a bike fixa pode ser uma boa escolha. Ela não oferece marchas, e não necessariamente precisa do freio traseiro pelo fato do pinhão fixo exercer um bom controle de velocidade de acordo com a direção das pernas. É boa para o uso diário e sem grandes preocupações ao estacioná-la no meio da rua.

Dobrável

A bicicleta dobrável é uma bike com um formato de quadro diferente das demais bicicletas, isso se dá pela opção de deixá-la menor para facilitar transportes em multimodais (para você que precisa pedalar, pegar transporte público e/ou privado). É uma bicicleta que oferece bons grupos de marchas, freios e comporta acessórios (em alguns modelos, o bagageiro já vem incluso).

Embora seja uma bicicleta aparentemente pequena de fácil transporte em multimodais é importante ressaltar que a maioria delas não são leves em material. Mas, elas garantem uma boa entrada no uso diário.

Bike para trilha, conforto e resistência

Se você busca uma bicicleta resistente, segura e perfeita para terrenos com oscilações de solo a Mountain Bike é a bicicleta ideal para esse tipo de uso. É com uma MTB que você vai conseguir ultrapassar médios obstáculos e enfrentar cascalhos e terra com maior facilidade.

A MTB é uma bicicleta de fácil adaptação, oferece uma grande variedade de modelos e tamanhos e também é um dos modelos mais procurados para aqueles que buscam se aventurar no cicloturismo em meio as florestas, acampamentos e trilhas. Mas também, como mencionado acima, também pode ser uma boa opção para o uso urbano.

MTB/ Hardtails

A hardtail é o modelo mais comum e que você encontra facilmente no mercado de bicicletas. Ela costuma ser o modelo de entrada para as aventuras de trilhas, mas que também oferece um leque de opções para escolha de grupos de marchas, tipos de freios e suspensões que podem te acompanhar por muitos anos.

Full Suspension

A MTB full fuspension é um modelo mais tecnológico das hardtails. Ela carrega alguns detalhes diferentes em comparação às hardatails, mas a principal diferença é a tecnologia de “duas suspensões”, a suspensão dianteira e também a traseira que é no quadro.

Para identificar se esse modelo com duas suspensões pode ser uma opção para você, é importante observar o terreno em que você vai pedalar. A dupla suspensão oferece um conforto redobrado para percursos muito difíceis e de grande exigência do material. A suspensão extra também ajuda na durabilidade da bicicleta, mas a tecnologia também exige maiores cuidados e um investimento mais alto.

Downhill

A bicicleta de downhill pode unir os dois modelos que mencionamos acima, hardtail + full suspension, mas, o grande diferencial dela fica na parte da frente da bicicleta com uma suspensão  que possui um curso maior e em formato duplo.

Se você busca grandes aventuras, como saltar e pular com uma bicicleta, um modelo downhill. Ela garante maior conforto e maior durabilidade de material por receber peças específicas e mais resistentes para esse tipo de uso. Esse modelo não garante maior conforto para médias e longas distâncias, mas sim para grandes impactos de solo.

Gravel

A gravel é a bicicleta para quem busca conforto, resistência e agilidade. Ela tem uma geometria de quadro que se aproxima dos modelos de bicicleta de estrada (que descrevemos abaixo), mas oferece espaço para colocação de bagageiro e outros itens essenciais para cicloviagem, e também recebe pneus mais largos e com cravos.

Ao contrário dos modelos de hardtails, a gravel é uma boníssima opção para longos trajetos e percursos que mesclam asfalto e terra. Ela se sai muito bem em diversos solos e garante conforto em ambos terrenos, é rápida no asfalto e ágil na terra. A maioria conta com freios à disco que facilitam na frenagem nos terrenos com muita sujeira (lama, água e etc.)

Cyclocross

A cyclocross é bastante confundida com a gravel, mas, embora se pareçam bastante, elas têm detalhes diferentes. O grande diferencial é na relação das marchas, que na cyclocross é mais leve. Essa diferença possibilita o uso de uma cyclocross em competições, mas que em uma gravel fica mais difícil.

Bike para estrada, agilidade e velocidade

Se sua paixão é velocidade, performance e longas distâncias no asfalto a road bike speed é a bicicleta ideal para você. Conhecida pelas grandes marcas, pela leveza de material e também pelos avanços tecnológicos, a bicicleta de estrada oferece muita autonomia e muita fidelidade.

A road bike é uma bicicleta de velocidade, não apenas pelas opções de grupos de marchas, mas também por sua geometria e também escolha de componentes. Ela promete bons resultados em subidas, altas velocidades e garante conforto se for escolhida corretamente (a importância do bike fit).

Speed

A speed é o modelo mais comum para as bicicletas de estrada, são elas que oferecem altas velocidades e boas performances em solos limpos sem imperfeições ou obstáculos. Ela recebe pneus finos, mas que também conta com uma vasta opção de tamanhos/larguras de acordo com o limite da fabricação do quadro.

Uma bicicleta ideal para as subidas com relações de câmbios e coroas bem maiores que nas MTBs. Ela recebe um guidão curvado chamado “drop” que ajuda na aerodinâmica afim de alcançar maiores velocidades.

Gravel

A gravel como descrita acima, é a bicicleta para quem busca conforto, resistência e agilidade. Ela tem uma geometria de quadro que se aproxima dos modelos de bicicleta de estrada, mas que já oferece espaço para colocação de bagageiro e outros itens essenciais para cicloviagem, e também recebe pneus mais largos e com cravos.

É uma bike para longos trajetos e percursos que mesclam asfalto e terra. Ela se sai muito bem em diversos solos e garante conforto em ambos terrenos, é rápida no asfalto e ágil na terra. A maioria conta com freios à disco que facilitam na frenagem nos terrenos com muita sujeira (lama, água e etc.)

Time Trial (TT)/ Contra relógio/ Triathlon/

A bicicleta TT é uma road bike speed para quem busca maior aerodinâmica. Essa bicicleta recebe uma geometria totalmente pensada para cortar o vento e assim atingir maiores velocidades. O quadro, os componentes e até mesmo a disposição dos acessórios são pensados exclusivamente para ser mais aero.

A TT é uma bicicleta que recebe uma relação de marchas mais pesada, o que é difícil no início, mas que ganha velocidade de uma forma muito mais rápida do que as demais. Ela é vendida por um preço bem mais caro do que as demais pelo material/geometria/tecnologia do quadro e dos componentes.

Foto: rei.com

A bicicleta ideal para você é aquela que supre suas necessidades físicas e também te oferece uma melhor confiança. Tudo é adaptável e você também pode aprender e compreender suas carências e desejos sob duas rodas. Uma coisa é certa: a partir da sua primeira escolha, talvez você nunca mais abandone a bicicleta.