Fica em casa!

Nesse momento delicado, o hiBike disponibilizou um espaço no aplicativo para divulgar pequenas empresas que estão comercializando seus produtos e serviços em canais online.

A importância do bike fit para ciclistas – com DROP SP

A importância do bike fit para ciclistas – com DROP SP
Foto: DROP SP

Seja para o ciclista profissional ou para aquele que pedala diariamente como transporte, escolher a bike ideal e ajustá-la ao seu corpo é a forma mais inteligente e adequada de garantir um uso sem lesões e com o máximo de conforto possível em cima da bike.

O que é bike fit?

Bike fit é um processo de adaptação da bicicleta ao corpo do ciclista afim de proporcionar mais segurança e eficiência na pedalada. Esse procedimento e acompanhamento profissional é a forma mais segura de proporcionar o melhor conforto a quem pedala. Essa adaptação é feita em etapas que vão desde a entrevista do objetivo de uso da bike pelo ciclista, passando pela avaliação física desse cliente até as mudanças de ângulos e tamanhos de componentes da bicicleta.

É o bike fit que vai entender suas medidas, ângulos, posições de peças e a necessidade de excluir ou incluir novos componentes a sua pedalada.

Foto: DROP SP

O nosso parceiro DROP SP, tem um espaço reservado em loja que oferece esse serviço. Você consegue agendar o procedimento através do site e garantir o seu desconto no hora do pagamento através do nosso aplicativo.

A importância do bike fit

A ciclista Mayara Calado, que já pedala em bike de estrada há dois anos, nos contou que nunca havia feito um bike fit e que percebeu uma grande melhora no rendimento do pedal. Para Mayara, o bike fit do DROP SP vai além de observar e modificar as posições da bike, e que o serviço lhe proporcionou um amplo conhecimento sobre sua flexibilidade física, movimentos e rotação de seus membros.

“esse processo me trouxe mais confiança e conforto na hora de pegar a estrada”, disse Mayara

Foto: Mayara Calado e sua bike (Ianca Loureiro)

A personal trainer, Crika Araújo teve sua primeira experiência com o bike fit assim que adquiriu sua bike de estrada. A Crika já pedalava bicicleta fixa e MTB como meio de transporte na cidade e entendeu a importância do processo do bike fit no rendimento e na sua performance como ciclista. A ciclista nos contou que achava que o bike fit fosse um procedimento com resultados mais básicos sobre o físico e a bike, mas se surpreendeu com todas as etapas do processo.

“no início me assustei com o valor, mas, depois que eu entendi todo o processo e o quão foi importante para mim – percebi que foi super válido!”, reiterou Crika

Foto: Crika e sua bike.

Como funciona o processo do bike fit?

No DROP SP, esse procedimento e acompanhamento é feito em etapas bem detalhadas do ciclista e de sua bike. Vem conferir:

Entrevista com o ciclista

No DROP SP o bike fit é realizado a partir de uma entrevista com o ciclista, é nessa entrevista que o Bruno Rosa, profissional bike fitter, vai entender os objetivos e aspirações desse ciclista. Nesse primeiro contato, se discute o histórico de lesões, a experiência do ciclista e os desejos dele no esporte ou no uso geral da bike.

Foto: DROP SP

Avaliação física do ciclista

Depois desse primeiro contato, a “triagem do ciclista”, é feita uma avaliação física do ciclista. Afim de entender o funcionamento do corpo do ciclista, essa etapa busca examinar seus limites e suas flexibilidades musculares fora da bicicleta . Essa etapa de avaliação é super importante, pois é nela onde o profissional começa a entender as possíveis mudanças da bike.

A escolha do selim ideal para o ciclista

Após a avaliação física é hora de encontrar o selim ideal para o ciclista. Aqui são testados alguns modelos de selim para identificar o formato e tamanho ideal para a anatomia do ciclista. Essa etapa já se mostra um verdadeiro alívio para muitos ciclistas que costumam ter dificuldades de encontrar o selim ideal dentre tanto modelos, formatos e materiais de assento para pedalar.

Ajuste nos tacos da sapatilha

Depois de solucionar possíveis problemas de selim, os pés também são analisados para se ter o posicionamento mais neutro possível nas sapatilhas do ciclistas. O ângulo e a anatomia dos pés, o giro do pedal e os detalhes da pedalada são vistos de perto e ajustados conforme as necessidades. Essa etapa é muito importante, pois alivia grande parte dos problemas, por exemplo, as dores nos joelhos.

Mapeamento 3D – RETUL

Nessa etapa, o ciclista é analisado por uma ferramenta chamada RETUL. Essa ferramenta faz uma leitura dos movimentos do ciclista enquanto ele está pedalando sua própria bicicleta.

Foto: @ retul_technology // Instagram

O processo de leitura sensorial leva em conta os movimentos 3D do ciclista. Este tipo de digitalização de movimentos trará um resultado ideal e real para a bicicleta. Essa leitura auxiliará a interpretação especializada do profissional e os dados vão maximizar a eficiência e a performance do ciclista.

Lembrando que esse sistema não substitui a análise e a interpretação do profissional especializado em bike fit, essa ferramenta auxiliará seu trabalho.

Outros ajustes finos

Após toda a análise e interpretação dos movimentos físicos do ciclista, é hora de dar ajustes finos de acordo com a categoria da bicicleta. Tudo depende do tipo de bike que o ciclista utiliza, seja para as categorias de bicicletas de triathlon, contra-relógio e MTB, o profissional faz o ajuste das aero-bars (aqueles acessórios de apoio em guidões de bikes de trialho ou contra-relógio) e suspensões de MTB, respectivamente.

Relatório do procedimento

Pronto! Agora o ciclista recebe o relatório do procedimento contendo todos os seus dados físicos e também de sua bicicleta. Nesse relatório, além de conter todas as medidas, também é descrita todas as mudanças feitas na bike e nos acessórios do ciclista.

Retorno do ciclista pós teste

O retorno do ciclista é importante para observar sua adaptação. Se for preciso revisar alguma medida ou efetuar algum ajuste fino na bike, esse é o momento de solucionar problemas que às vezes parecem não ser nada, mas, que fazem total diferença no rendimento do ciclista.

Foto: DROP SP

Existem vários fatores que te levam a senti dores ao pedalar uma bicicleta. A grande maioria dos problemas físicos podem ser resolvidos na escolha certa da bike e com os ajustes de bike fit. Você tem sentido dores ao pedalar? Sente desconforto físico, fisgadas, dores mais agudas e constantes ao pedalar? É hora de marcar seu bike fit.