Fica em casa!

Nesse momento delicado, o hiBike disponibilizou um espaço no aplicativo para divulgar pequenas empresas que estão comercializando seus produtos e serviços em canais online.

Seguro de bicicletas: como funciona o processo?

Seguro de bicicletas: como funciona o processo?

Saiba mais informações sobre como escolher o plano de seguro ideal para a sua bicicleta com serviços 100% online para facilitar sua vida.

Uma das principais preocupações que nós temos quando pedalamos, depois da segurança física e psicológica como ciclistas, é a segurança material da nossa bicicleta. Quando compramos uma bicicleta, dedicamos meses e meses na adaptação de pedalada, ganho de agilidade e controle no percurso. Depois de tanta dedicação, imagine ficar sem sua magrela? 

Ciclistas pedalam na Ciclovia da Faria Lima/ São Paulo-SP (2019). Foto: Ianca Loureiro

Ainda bem que existem os seguros de bicicletas como o serviço da Velo Seguro, que oferecem alguns tipos de planos e condições de acordo com o perfil do ciclista e também o modelo da bike. O processo da Velo é 100% digital e você tem a facilidade de tirar suas dúvidas pelo atendimento direto com os vendedores. 

Seguro de bicicleta 100% online 

Nós tivemos uma experiência de venda online com a Gabriella, a Gabs da Velo Seguro, que foi bastante satisfatória. Conversando com a Gabs sobre o procedimento, ela nos contou que “nessa era digital, o cliente ter a facilidade de só me mandar os dados e ter a bike dele segurada, em qualquer lugar do país, é um benefício”. A Gabs também reiterou que, apesar de lidar com dados e documentos, o processo é feito com muita clareza para que os clientes se sintam confortáveis em passar informações pessoais.

O sistema da Velo Seguro já funcionava totalmente digital antes mesmo da pandemia com um processo esclarecedor e rápido. Desde janeiro de 2019, esse modelo digital de solicitação atua com todos do time em home office, e os vendedores estão sempre de prontidão para sanar as dúvidas dos clientes por telefone e por WhatsApp. O Duilly Cicarini, CEO da Velo Seguro, nos contou que esse modelo de trabalho já era padrão da VeloSeguros e que sempre funcionou muito bem.

“Podemos dizer que tivemos sorte por termos conseguido manter todo o time em isolamento sem dificuldades e ainda por atuarmos em um mercado que ganhou maior projeção em decorrência das consequências da pandemia.”

Duilly Cicarini, CEO da Velo Seguro

A procura por seguro de bike na pandemia 

Ainda sobre esse período de COVID19, onde a rotina social mudou conforme a necessidade, o Duilly nos contou que logo no início da pandemia, em fevereiro de 2020, a Velo Seguro notou uma queda de até 50% na procura por seguros de bicicleta, o que se manteve em março, mas que em abril houve uma retomada. 

Não podemos afirmar o motivo da retomada pelo interesse no seguro de bike, mas podemos associar ao aumento na compra de bicicletas no país devido a indicação do uso dela como transporte na pandemia. 

Placa de trânsito para ciclistas/ São Paulo-SP (2019). Foto: Ianca Loureiro

Quais são os planos de seguro para bike?

Os planos de seguro podem ser personalizados de acordo com as características solicitadas pelo ciclista, ou seja, bem customizado. As configurações são muitas, porém quase todas as seguradoras cobrem três tipos de ocorrências

  • em caso de roubo e furto; 
  • se o ciclista assegurado se envolver em algum tipo de acidente; 
  • sobre danos de terceiros (outro ciclista) envolvido em algum acidente com o segurado. 

Como escolher e fechar o plano ideal?

Para cada plano é importante considerar a forma de utilização da bicicleta. O ciclista precisa descrever se utiliza a bicicleta para competições, para passeios, em cicloviagens ou no dia-a-dia como transporte. Também será considerado o valor e a desvalorização da bicicleta de acordo com o modelo, ano e acessórios inclusos. O valor do seguro e as formas de pagamento seguirão as condições do uso e do equipamento.

Para escolher o plano ideal e fechar com a seguradora, é preciso estar com alguns documentos em mãos, além dos seus documentos como usuário os documentos da bicicleta também serão solicitados, são eles:

  • o número de série da bicicleta (esse número costuma ficar gravado em baixo da bike e se possível registrado em sua nota fiscal);
  • a nota fiscal da bicicleta também é importante, mas, caso não tenha, você vai precisar do número do registro da bike.

A seguradora também vai solicitar as fotos atuais da bike, então tire fotos de detalhes e das características da sua bicicleta para constar no contrato. Em alguns casos a seguradora também envia um número para fotografar junto a bike. 

Hábitos que protegem a sua bicicleta contra roubos e furtos

Depois de colocar a bicicleta no seguro também é importante manter alguns hábitos para garantir ainda mais a sua segurança e a segurança da bike. Se atente em respeitar a forma de utilização da bicicleta para qual foi assegurada. Caso tenha assegurado a bicicleta para cicloviagens é recomendável evitar sua utilização para demais atividades, como por exemplo, usá-la em competições.

Bicicleta trancada com cadeado. Foto: Ianca Loureiro

Estacionamentos de bicicletas com segurança 

Outra dica para ter mais segurança é investir num bom cadeado. O ideal é que considere a sua rotina e onde deixará a magrela estacionada. Para isso, existem vários tipos de cadeados e trancas com níveis de segurança adequados, como os da Onguard disponíveis com desconto na nossa Rede de Vantagens pela Everybike. Além disso, também existem os bicicletários com seguro como é o caso do Bike&Park.

O Bike&Park é uma rede de bicicletários em São Paulo que oferece um sistema fácil e seguro na hora de estacionar sua bicicleta. Esses bicicletários estão espalhados pela cidade em pontos estratégicos de grande movimento dentro de estacionamentos, e você usufrui do serviço acionando-o através do aplicativo. 

Bicicletário Bike&Park. Foto: Ianca Loureiro

O sistema de seguro oferecido pelo Bike&Park tem cobertura no valor de até R$10.000 já incluso na mensalidade do usuário. Para ativá-lo o ciclista deve estar utilizando o seu cadeado pessoal e realizar o “check-in” de entrada da bike através do aplicativo. 

A ideia de implementar seguro num sistema de paraciclos se deu por alguns principais fatores:

  • o aumento no número de roubos de bikes em SP;
  • a necessidade de ter um sistema próprio de seguro pois alguns locais não ofereciam para bicicletas;
  • assistência que a empresa e o ciclista podem receber caso o serviço seja solicitado. 

Para Daniel Kohntopp, CEO do Bike&Park, a responsabilidade da empresa sobre a segurança e satisfação dos clientes é essencial. Daniel disse que “não são todos que ficam sabendo do seguro quando pesquisam, mas ao saber, acham ainda mais completo o serviço”. 

A gente adora bicicleta, e saber que a nossa está assegurada torna o seu uso ainda mais proveitoso. Aproveite a nossa Rede de Vantagens dentro do aplicativo hiBike e use seus pedais para conferir esses serviços.