Nesse momento delicado, o hiBike disponibilizou um espaço no aplicativo para divulgar pequenas empresas que estão comercializando seus produtos e serviços em canais online.
Se você está pensando em comprar uma bicicleta e não sabe muito bem por onde começar as suas pesquisas, nós reunimos alguns dos principais fatores a serem levados em consideração na hora de escolher a sua bike ideal.
Antes de mais nada é importante saber que o universo da bicicleta, do ciclismo e da mobilidade ativa é muito amplo e você pode escolher por onde começar de acordo com o tipo de uso que você vai dar para sua a bicicleta.
Para isso, é importante escolher a bicicleta certa para você. Parece difícil e complexo, mas não é. Vamos juntos?!
Se pergunte: qual o uso farei com a bicicleta? Em qual tipo de terreno vou pedalar? Qual a minha altura? Do que preciso? Precisarei colocar acessórios na bike? Tenho restrições médicas? Tenho recomendações médicas? Essas são algumas das principais questões.
Pedalar não é complicado, inclusive pedalar é a solução para muitos problemas e garantimos que é um caminho muito prazeroso e difícil de abandonar.
É importante que você anote algumas medidas do seu corpo afim de facilitar a escolha e que também não prejudique seu físico. Então, tenha em mãos as medidas da sua altura, o tamanho do seu tronco, o tamanho das suas pernas, o tamanho dos braços e também a largura do seu ombro. Essas são as principais medidas necessárias para ajudar a escolher a sua bike ideal.
O Bike Fit é um serviço oferecido por profissionais, eles medem cada parte do seu corpo afim de encontrar o tamanho ideal de cada componente da sua bicicleta. Existem alguns tipos de bike fit, mas basicamente existe o bike fit simples e o bike fit dinâmico/total.
No bike fit dinâmico o cliente é observado enquanto pedala na sua bicicleta presa em um rolo indoor. Ali, o profissional observa a sua pedalada e descobre posições e adaptações que se encaixam perfeitamente para o seu corpo. Esse tipo de bike fit pode incluir ou não o “fit de pé” que é a medida e a adaptação de calçado/sapatilha de ciclismo para o cliente.
A Drop SP é uma parceria nossa que oferece serviços de bike fit, no app você consegue conhecer e solicitar serviços pagando menos com seus km!
Para todo uso e qualquer modalidade dentro do ciclismo você vai precisar investir numa breve listinha de acessórios essenciais que visam sua segurança e sua comodidade. São eles: capacete, luzes traseira e dianteira, luva aberta ou fechada, garrafinhas de hidratação, cadeado ou trancas, lubrificantes de corrente, kit remendo de câmara, entre outros produtos e componentes que se tornam necessários no meio do caminho.
A EveryBike, a Velodrome, a Drop SP, a Way Bike e a EDB Bikes são empresas parceiras hiBike, no app você consegue adquirir produtos e solicitar serviços pagando menos com seus km!
Bicicleta é investimento e ficar sem a bike pode ser um pesadelo. Pensando nisso, é interessante conhecer serviços de seguro de bicicleta afim de garantir uma maior segurança financeira caso algo aconteça.
Além da importância de adquirir bons cadeados e trancas, outro serviço interessante é o de estacionamento com seguro. Nele, você garante que sua bike estará no mesmo lugar quando voltar de um compromisso e também deixa a sua bike protegida do clima tempo.
Nós temos parceria com o serviço de seguro de bike da Velo Seguro, para cotar o valor do seu seguro basta fazer uma breve simulação com desconto hiBike. Também temos parceria com os paraciclos da Bike & Park, é só baixar o app e ativar o seu desconto.
Um serviço que cresceu bastante nos últimos tempos foi a de assessoria esportiva. Existem diversas assessorias para quem pedala e também diversos clubes de ciclismo que auxiliam na inserção do esporte e também da competição. Esse serviço também visa identificar seu grupo de ciclismo e formar uma união entre os amantes da bicicleta.
Se você pensa em pedalar como uma forma de lazer esporádico, como atividade física regular, começar um esporte, ir para o uso em competições e até mesmo no transporte diário, saiba que para cada caso existe uma bike perfeita que pode facilitar e preservar a sua saúde. Para te ajudar a escolher a bike ideal nós descrevemos cada modelo e cada função:
Se você procura uma bicicleta para ser uma boa opção de transporte, onde você possa fazer pequenos trajetos nos dias da semana sem se preocupar com desgaste físico e suor excessivo, a bicicleta urbana é a melhor escolha.
A bicicleta urbana oferece um formato mais confortável, ajustável e adaptável ao seu gosto. É uma bicicleta fácil de montar e desmontar dela, parar em semáforos, subir e descer vias e também comporta bons espaços para prender bolsas, alforjes e até mesmo o próprio cadeado da bicicleta.
A bicicleta híbrida é uma boa opção para você que quer conforto, segurança e agilidade. Ela conta com uma roda maior e um pneu mais fino, assim garantindo um melhor giro e rapidez na resposta em curvas e comandos. Algumas delas, dependendo do fabricante, também recebem uma suspensão dianteira simples que promove um conforto maior para o tipo de terreno/asfalto que temos nas nossas cidades. Esse detalhe também pode garantir conforto físico sem tanto impacto aos punhos e braços, bem como o banco/selim mais largo.
Ela também costuma ser montada com um grupo de marchas bem favorável para os tipos de aclives e declives que encontramos em alguns dos nossos trajetos diários. Se você precisa de espaço para bagageiro, cestinhas, paralamas e acessórios, a bike híbrida tem espaço e comporta diversos acessórios garantindo modificações à sua cara.
A Mountain Bike vai além de uma bicicleta para trilhas e terrenos com oscilações de solo. Diante da realidade de nossos asfaltos e muitas vias esburacadas, é bem provável que você busque maior conforto e menos problemas de manutenção.
A MTB é uma bicicleta bastante resistente, ela costuma ser vendida com pneu largo e com cravos que garante maior conforto e confiança no percurso. A MTB também oferece um leque enorme de opções de grupos de marchas e tipos de freios (v-brake ou à disco/hidráulico). E sobre qual freio escolher, vale considerar o custo em manutenção (a cabo ou a óleo). Uma dica legal para usar a MTB na cidade é optar por uma suspensão com trava, assim você tem a autonomia de escolher subir sem suspensão evitando balanço e descer com suspensão garantindo conforto.
A bicicleta single speed é uma opção de bike simplificada com marcha única e roda livre, para você que busca algo mais leve em material e que seja esteticamente mais limpa. É uma boa opção também para quem mora em regiões mais planas pela ausência de marchas, mas que também nada impede de usá-la em regiões com vias elevadas (basta apenas ter força de vontade e muita disposição).
A single speed costuma instigar o prazer de montagem de quem lhe escolhe. O comprador tem a opção de escolher a relação de dentes da bike (coroa x catraca) de acordo com o seu uso e também deixa a livre escolha de usar um ou dois freios. Ela não tem suspensão, mas garante maior conforto de acordo com as escolhas de banco/selim, manoplas e espessura de pneus.
A bike fixa pode ser considerada uma das versões da single speed, mas com pinhão/catraca fixa e não livre como no caso da single. Ela garante maior agilidade e controle da bike, pois com o pinhão fixo a bicicleta se torna uma extensão de seus comandos. Se você pedala para frente, a bike vai para frente, e se você pedala para trás a bike também vai para trás. Essa é uma bike que veio dos modelos das bicicletas de velódromo e costumam ser rápidas e leves.
Se você procura uma bicicleta com fácil manutenção, autonomia de montagem e com um custo mais baixo de modificações, a bike fixa pode ser uma boa escolha. Ela não oferece marchas, e não necessariamente precisa do freio traseiro pelo fato do pinhão fixo exercer um bom controle de velocidade de acordo com a direção das pernas. É boa para o uso diário e sem grandes preocupações ao estacioná-la no meio da rua.
A bicicleta dobrável é uma bike com um formato de quadro diferente das demais bicicletas, isso se dá pela opção de deixá-la menor para facilitar transportes em multimodais (para você que precisa pedalar, pegar transporte público e/ou privado). É uma bicicleta que oferece bons grupos de marchas, freios e comporta acessórios (em alguns modelos, o bagageiro já vem incluso).
Embora seja uma bicicleta aparentemente pequena de fácil transporte em multimodais é importante ressaltar que a maioria delas não são leves em material. Mas, elas garantem uma boa entrada no uso diário.
Se você busca uma bicicleta resistente, segura e perfeita para terrenos com oscilações de solo a Mountain Bike é a bicicleta ideal para esse tipo de uso. É com uma MTB que você vai conseguir ultrapassar médios obstáculos e enfrentar cascalhos e terra com maior facilidade.
A MTB é uma bicicleta de fácil adaptação, oferece uma grande variedade de modelos e tamanhos e também é um dos modelos mais procurados para aqueles que buscam se aventurar no cicloturismo em meio as florestas, acampamentos e trilhas. Mas também, como mencionado acima, também pode ser uma boa opção para o uso urbano.
A hardtail é o modelo mais comum e que você encontra facilmente no mercado de bicicletas. Ela costuma ser o modelo de entrada para as aventuras de trilhas, mas que também oferece um leque de opções para escolha de grupos de marchas, tipos de freios e suspensões que podem te acompanhar por muitos anos.
A MTB full fuspension é um modelo mais tecnológico das hardtails. Ela carrega alguns detalhes diferentes em comparação às hardatails, mas a principal diferença é a tecnologia de “duas suspensões”, a suspensão dianteira e também a traseira que é no quadro.
Para identificar se esse modelo com duas suspensões pode ser uma opção para você, é importante observar o terreno em que você vai pedalar. A dupla suspensão oferece um conforto redobrado para percursos muito difíceis e de grande exigência do material. A suspensão extra também ajuda na durabilidade da bicicleta, mas a tecnologia também exige maiores cuidados e um investimento mais alto.
A bicicleta de downhill pode unir os dois modelos que mencionamos acima, hardtail + full suspension, mas, o grande diferencial dela fica na parte da frente da bicicleta com uma suspensão que possui um curso maior e em formato duplo.
Se você busca grandes aventuras, como saltar e pular com uma bicicleta, um modelo downhill. Ela garante maior conforto e maior durabilidade de material por receber peças específicas e mais resistentes para esse tipo de uso. Esse modelo não garante maior conforto para médias e longas distâncias, mas sim para grandes impactos de solo.
A gravel é a bicicleta para quem busca conforto, resistência e agilidade. Ela tem uma geometria de quadro que se aproxima dos modelos de bicicleta de estrada (que descrevemos abaixo), mas oferece espaço para colocação de bagageiro e outros itens essenciais para cicloviagem, e também recebe pneus mais largos e com cravos.
Ao contrário dos modelos de hardtails, a gravel é uma boníssima opção para longos trajetos e percursos que mesclam asfalto e terra. Ela se sai muito bem em diversos solos e garante conforto em ambos terrenos, é rápida no asfalto e ágil na terra. A maioria conta com freios à disco que facilitam na frenagem nos terrenos com muita sujeira (lama, água e etc.)
A cyclocross é bastante confundida com a gravel, mas, embora se pareçam bastante, elas têm detalhes diferentes. O grande diferencial é na relação das marchas, que na cyclocross é mais leve. Essa diferença possibilita o uso de uma cyclocross em competições, mas que em uma gravel fica mais difícil.
Se sua paixão é velocidade, performance e longas distâncias no asfalto a road bike speed é a bicicleta ideal para você. Conhecida pelas grandes marcas, pela leveza de material e também pelos avanços tecnológicos, a bicicleta de estrada oferece muita autonomia e muita fidelidade.
A road bike é uma bicicleta de velocidade, não apenas pelas opções de grupos de marchas, mas também por sua geometria e também escolha de componentes. Ela promete bons resultados em subidas, altas velocidades e garante conforto se for escolhida corretamente (a importância do bike fit).
A speed é o modelo mais comum para as bicicletas de estrada, são elas que oferecem altas velocidades e boas performances em solos limpos sem imperfeições ou obstáculos. Ela recebe pneus finos, mas que também conta com uma vasta opção de tamanhos/larguras de acordo com o limite da fabricação do quadro.
Uma bicicleta ideal para as subidas com relações de câmbios e coroas bem maiores que nas MTBs. Ela recebe um guidão curvado chamado “drop” que ajuda na aerodinâmica afim de alcançar maiores velocidades.
A gravel como descrita acima, é a bicicleta para quem busca conforto, resistência e agilidade. Ela tem uma geometria de quadro que se aproxima dos modelos de bicicleta de estrada, mas que já oferece espaço para colocação de bagageiro e outros itens essenciais para cicloviagem, e também recebe pneus mais largos e com cravos.
É uma bike para longos trajetos e percursos que mesclam asfalto e terra. Ela se sai muito bem em diversos solos e garante conforto em ambos terrenos, é rápida no asfalto e ágil na terra. A maioria conta com freios à disco que facilitam na frenagem nos terrenos com muita sujeira (lama, água e etc.)
A bicicleta TT é uma road bike speed para quem busca maior aerodinâmica. Essa bicicleta recebe uma geometria totalmente pensada para cortar o vento e assim atingir maiores velocidades. O quadro, os componentes e até mesmo a disposição dos acessórios são pensados exclusivamente para ser mais aero.
A TT é uma bicicleta que recebe uma relação de marchas mais pesada, o que é difícil no início, mas que ganha velocidade de uma forma muito mais rápida do que as demais. Ela é vendida por um preço bem mais caro do que as demais pelo material/geometria/tecnologia do quadro e dos componentes.
A bicicleta ideal para você é aquela que supre suas necessidades físicas e também te oferece uma melhor confiança. Tudo é adaptável e você também pode aprender e compreender suas carências e desejos sob duas rodas. Uma coisa é certa: a partir da sua primeira escolha, talvez você nunca mais abandone a bicicleta.